21/06/2009 - 22:54
|
|
![]() Craque Grupo: Administradores Posts: 9.428 Registrado: 25/10/2005 Time: C.R. Vasco da Gama
|
Diprimatas, trago para vocês mais uma entrevista exclusiva de nosso site com a participação aberta aos usuários. Dessa vez o entrevistado é o Ilustrador Péricles Junior, ou PJ. O tópico de perguntas encontra-se neste link! A qualidade das imagens não está excelente pois foram batidas através de celular, mas até que ficaram muito melhores do que eu imaginava. A entrevista completa vocês conferem a seguir. Pck: Para começar já que somos um fórum que tem no esporte seu pilar principal, você curte algum esporte, tem algum time do coração? Péricles Junior: Olha a muito tempo o flamengo me chamava atenção, mas tem muito tempo. Hoje posso dizer que não sou um torcedor fiel. Só quando ele ganha porque aí eu tenho que dar uma “zuada” nos vascaínos amigos meus... Mas é tudo brincadeira. Na verdade não acompanho. Pck: Já fez alguma ilustração voltada para o esporte? Se sim, como foi esse trabalho e para que agência/empresa? Péricles Junior: Sim. Na minha época de publicidade fiz uma campanha chamada “Copa de Prêmios” na época da Copa de 2006. Gostei bastante por que fique a frente de tudo: Criação do conceito, mascote, direção de arte, logomarca e o comercial de TV onde fizemos em animação... Foi uma baita experiência. Greaff: Como começou na carreira de ilustrador profissional? E que dicas pode dar pra quem ta começando? Péricles Junior: Bom, eu já trabalhava, de certa forma, com ilustração em publicidade. Mas era de forma paralela, quando tinha algum pedido ou algo assim até que esses “pedidos” foram aumentando e tive que decidir. E não foi nada difícil decidir entre direção de arte e Ilustração. E uma dica... Bom, posso falar o que fiz. Prestar bastante atenção no mercado e focar bem em que área quer trabalhar. teca: Você fez algum curso pra se especializar nos traços ou isso é um "dom" natural do artista? Péricles Junior: No começo pode ser um dom porque não se explica como começamos a desenhar. Apenas começamos. Mas fazer um curso (mesmo que seja via correio ou internet – baixando tutorias) é importante porque com eles você pode aprimorar seu trabalho mais rápido. Eu, particularmente, só alerto para que não se enquadre demais com os cursos. Fazer tudo igual a quem ministrou. A ilustração é uma arte e como arte é expressão, a sua expressão. Cursos são pra aprimorar algo que já está em você. Pck: Como é o mercado de trabalho (em oportunidades e financeiramente falando) na area de ilustrações? Péricles Junior: Bem apertado e nada fácil. Até você conseguir uma rotina de trabalho que te sustente ($$$) demora um pouco... Por isso eu afirmo que o melhor é focar e se concentrar naquilo que escolheu. teca: Você trabalha com uma equipe ou faz tudo sozinho? Péricles Junior: Por enquanto sou eu comigo mesmo e Deus guiando tudo. =) teca: Suas ilustrações são exclusivamente "fabricadas" a mão ou você já se utiliza das ferramentas tecnológicas? Péricles Junior: Tudo “artesanal”. Feito a mão mesmo. O programa que uso é só pra colorir (Photoshop). Até as retículas eu monto a mão (sem nada pré-pronto, no illustrator) pra que elas tomem a forma que eu “mandar”. As vezes lápis de cor aquarelado e giz colorido também. Pck: Conte-nos o dia-a-dia de trabalho. É preciso criar uma rotina? Péricles Junior: Ter uma rotina é bom, até porque o desenho tem seu “time” pra ficar pronto. Então se não tiver uma rotina você pode atrasar trabalhos e então já viu. A minha não é muito rígida porque eu trabalho com ilustrações editorias e comics e pra cada um há uma rotina, mas no geral: acordo por volta das 7:30, 8h e as 9h começo... Pausa pro almoço que leva de uma a duas horas, mas não tem hora pra começar.,. rs.. Posso parar pra comer tanto ao meio dia como as 15h.. Depende do trabalho que estou fazendo. E vou até as 20, 20:30h. Quando já quero organizar uma idéia pro outro dia (ou quando o prazo está apertado), geralmente é no tardar da noite, começando as 23h e indo até 2, 2:30h da madruga (minha melhor hora pra criar). Como disse: depende do trabalho que estou fazendo. The gamer: Já fez trabalhos para fora do país? Quais? Péricles Junior: Sim. O primeiro foi pra uma produtora da Califórnia. Fiz “mock cover pieces”( é praticamente desenhar algumas cenas do filme pra rodar na abertura. Assim como no filme Ultravioleta) para o filme THE VILLIKON CHRONICLES. Depois fiz, e ainda faço, algumas trabalhos com quadrinhos independentes/autorias. E agora estou produzindo algumas capas pra editora Devil’s Due. Zeca Urubu: Gostaria de saber se você se inspira no estilo de algum outro artista e também quais são os seus ilustradores preferidos? Péricles Junior: No começo o que chamava atenção para os meus desenhos era a influencia mangá que eu tinha... Com tempo esse influencia foi sumindo um pouco. Mas gosto muito do gênero. Tanto que minha principal inspiração até hj é Katsuhiro Otomo. Seu trabalho nos quadrinhos pra mim é magistral. Não vi nada parecido ainda. Fora ele tem outros artistas que eu gosto demais e que sempre me inspiram: Mike Mignola, Will Eisner, Roger Cruz, Pat Lee, Adam Hughes, Adam Warren, Paolo Serpieri, Marc Silvestri... e por aí vai. wagner.rochasilva: Você durante esse periodo de ilustrador deve ter ilustrado varios trabalhos, teve algum que te marcou? Péricles Junior: Olha. Um que me lembro com muito carinho foi o primeiro mascote que criei de verdade, com direito a cartilhas de aplicações e tudo mais. Foi todo pensado, tudo bem elaborado. Fora o “din,din” que entrou..rs... Esse me marcou mais porque foi com ele que vi que poderia ganhar minha vida só com desenhos. Pck: Como é a relação criador-criatura? Você costuma se apegar as personagens que desenha, criando talvez, novas situações para uma mesma personagem (fora Sweet Jane, é claro)? Péricles Junior: Sempre!! Porque acabam sendo como filhos. E como criação você quer explorar tudo que essa personagem pode fazer. Pck: Por falar em Sweet Jane, quem é ela e como surgiu? Péricles Junior: Ela surgiu como uma brincadeira entre mim e uma amigona de internet, que hoje é minha esposa. Eu gostava muito de ler os post`s ácidos dela no fotolog que ela tinha, fora que me amarrava nas fotos. Com isso surgiu a idéia de retratar esses “casos” em forma de quadrinhos. Surgindo então a Sweet Jane (o nome vem de uma musica do Velvet Underground que nós gostamos. E o visual, claro, é bem parecido com o dela). wagner.rochasilva: Você tem algum trabalho próprio, tipo uma revista semanal com ilustrações embalado com historias proprias? Péricles Junior: Ainda não... Tinha, a muitos anos, uma personagem em que eu fazia HQ virtuais dela. Postando sua historia na internet misturando quadrinhos e animação, mas hoje em dia não... não é rentável e consome muito tempo. Agora estou trabalhando em minha primeira Graphic Novel visando publicação no exterior. Pck: A sua exposição ficou simples e muito bonita. Como foi organizada e o que você achou do resultado? Péricles Junior: Obrigado. O resultado foi super satisfatório. O pessoal gostou muito e eu muito mais. A iniciativa veio da Secretaria de Cultura pra abrir um novo espaço pra arte contemporânea. E como a galera é bem tradicional e minha arte está longe disso, a idéia foi transformar a sala em um grande quarto com "fotos" pregadas na parede com tachinhas. Pck: Cachoeiro é a primeira cidade a receber "Ilustrações Profissionais"? Pretende fazer algum tipo de circuito? Péricles Junior: Vontade é que não falta. Mas vamos ver como vai ficar. teca: Como está sendo a aceitação do seu trabalho pelo público em geral? Tem uma faixa etária dominante? Péricles Junior: Eu ainda não tenho esse tipo de informação porque eu percebo que meus trabalhos chamam a atenção de alguma forma em cada pessoa. Mas no geral as pessoas tem gostado bastante. The gamer: Com a entrada de Maurício de Sousa no mundo dos mangás, você acredita que esse gênero irá decolar um pouco mais por aqui? Péricles Junior: Eu acredito que esse gênero está mais do que “decolado” por aqui. Tendo em vistas os eventos direcionados a cultura pop arte japonesas espalhado pelo Brasil todo. Pck: Na exposição diz que você fechou contrato com a editora americana de quadrinhos "Devil's Due"* para quatro capas. As capas são para algum quadrinho que nós conhecemos? Péricles Junior: Acredito que não.. A editoria ainda é nova e seus títulos ainda estão no começo. The gamer: Como avalia o cenário da HQ nos EUA, com Marvel, DC e Vertigo entre outras? E o nacional? Péricles Junior: Bem, é difícil dizer alguma coisa porque nunca sabemos exatamente como está a situação. Uns dizem que está em crise, que não vende mais e tal... Quem trabalha pra lá diz que está muito bem. Então fica difícil afirmar alguma coisa. Sei que o que temos lá é uma indústria que já foi além das páginas das revistas. Games, merchan e agora o cinema... Um setor levanta o outro. E aqui. Bom, eu vejo com bons olhos. Tem muita coisa boa saindo por aqui e as editoras estão abrindo os olhos pra isso... Ainda tem muita porcaria, mas é questão de tempo pro povo aprender a procurar e valorizar um bom quadrinho nacional. Pck: Como apareceu a oportunidade para participar de do livro "Street Fighter Tribute"? Péricles Junior: A editora que produz os trabalhos do título abriu a oportunidade pra os desenhistas mandarem seus trabalhos. Eram vistos e depois selecionados. Pck: Me corrija se estiver enganado, mas "Férias de Sakura", é provavelmente sua ilustração mais famosa até aqui em sua carreira. Fale um pouco sobre a obra. Péricles Junior: Foi até uma surpresa esse trabalho ter repercutido dessa forma. Mas pra mim foi festa.. Poxa, eu matava aula pra ir jogar Street Fighter II num fliperama próximo a escola...heheh.. Quando o editor confirmou a minha participação nem pude acreditar... A idéia demorou a vir. Mas quando veio, executa-la foi algo prazeroso. Foi muito bom! Pck: Curte Street Fighter e o mundo dos jogos? Péricles Junior: Totalmente!!!! Pck: Já ilustrou para algum jogo ou tem pretensão? Péricles Junior: Fiz alguma coisa, mas não era exatamente pra um jogo. Era para um site interativo que tinha essa conotação com jogos eletrônicos. Gostaria de fazer algo sim. Gosto muito de concept art, mas é um outro esquema de trabalho. Vamos ver com o decorrer dos acontecimentos. teca: Existe algum projeto de "voar" do papel pras telas dos cinemas? Péricles Junior: OH!!!! E como. Mas isso são cenas do próximo capitulo. =] Pck: PJ, fiquei muito lisonjeado por ter participado dessa entrevista para o Fórum Di Prima, e obrigado pela prontidão em nos ceder um pouco do seu tempo para que a mesma fosse possível. Parabéns por tudo que tem realizado e conquistado até aqui. Um grande abraço diprimata e até mais... Péricles Junior: Valeu mesmo pela oportunidade e qualquer coisa é só falar. * Ao longo dos anos, a Devil's Due Publishing tornou-se conhecida por ser o lar dos quadrinhos dos Comandos em Ação. Entretanto, este ano, a licença dos personagens foi adquirida por outra editora, a IDW Publishing, deixando a DDP sem seu carro-chefe. A Devil´s Due Publishing foi fundada em 1999. Atualmente publica séries como Forgotten Realms, Hack/Slash, Rest (Milo Ventimiglia) e Worlds of Dungeons & Dragons, entre outras. Obrigado a todos que se dispuseram a participar e em breve teremos mais novidades! -------------------- ![]() Campanha por tópicos e postagens melhores... faça parte você também! |
|
|
|
|
| |
![]() |
21/06/2009 - 23:09
|
|
![]() Craque Grupo: Membros Posts: 9.658 Registrado: 26/11/2007 Time: Flamengo até morrer...
|
Ah... Pck... SENSACIONAL!
Tava aqui lendo e relendo... Parabéns! Ficou ótimo! E as fotos bem legais... mesmo que de celular. Esse tipo de trabalho no DP empolga a alma... QUOTE Cursos são pra aprimorar algo que já está em você. Valeu à pena... Beijos. -------------------- |
|
|
|
23/06/2009 - 01:08
|
|
![]() Craque Grupo: Administradores Posts: 9.428 Registrado: 25/10/2005 Time: C.R. Vasco da Gama
|
Ah... Pck... SENSACIONAL! Tava aqui lendo e relendo... Parabéns! Ficou ótimo! E as fotos bem legais... mesmo que de celular. Esse tipo de trabalho no DP empolga a alma... Valeu mesmo teca. Sobre empolgar a alma tenho que concordar com você. Foi uma grande satisfação para mim ver o resultado. E aguardem que já estou sondando nomes para a próxima... -------------------- ![]() Campanha por tópicos e postagens melhores... faça parte você também! |
|
|
|
23/06/2009 - 22:33
|
|
![]() Craque Grupo: Membros Posts: 9.658 Registrado: 26/11/2007 Time: Flamengo até morrer...
|
Ah... Pck... SENSACIONAL! Tava aqui lendo e relendo... Parabéns! Ficou ótimo! E as fotos bem legais... mesmo que de celular. Esse tipo de trabalho no DP empolga a alma... Valeu mesmo teca. Sobre empolgar a alma tenho que concordar com você. Foi uma grande satisfação para mim ver o resultado. E aguardem que já estou sondando nomes para a próxima... Oba! Vou aguardar... e se puder contribuir com perguntas, tô dentro! Beijos, meu lindo! Parabéns de novo! -------------------- |
|
|
|
Pck Entrevista | Péricles Junior com exclusividade 21/06/2009 - 22:54
Zeca Urubu Gostei muito das respostas, muita sorte ao Péricle... 22/06/2009 - 00:29
Jewelry Bonney Gostei mto da entrevista, beeeem bacana. Parabéns... 23/06/2009 - 03:03
The gamer Parabéns, ficou animal!
Ele mandou muito bem ... 23/06/2009 - 09:34![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 6/09/2010 - 14:47 || Skin by Metalaxe |